Taylor Swift x Eminem: disputa pelas maiores vendas no fim de ano prometem ser acirradas

Não é novidade para ninguém que Taylor Swift é uma das grandes vendedoras de álbuns do mundo – ao lado de Adele e Ed Sheeran. Com o “1989”, lançado em 2014, a cantora registrou vendas de 1,2
milhão de cópias só na primeira semana nos Estados Unidos e mais tarde totalizou dez milhões de unidades vendidas em todo o mundo (sem equivalência de streams, porque ela era crítica dos pagamentos desse tipo de serviço). Com o “Reputation”, marcado para sair em 10 de novembro, ela vai ter um pouco mais de trabalho. Haverá outro grande nome disputando atenção do público e da mídia americana no mesmo período: Eminem. O álbum novo dele, “Revival” (nome extraoficial), está previsto para sair exatamente sete dias depois.
O rapper, que não lança um álbum há quatro anos, é obviamente de outro segmento da música, mas poderoso suficiente para bater de frente com Taylor Swift na Billboard 200, a principal parada de discos norte-americana. O “Marshall Mathers LP 2” vendeu mais de 3,8 milhões de cópias mundialmente só entre novembro e dezembro de 2013. 792 mil unidades foram comercializadas na primeira semana nos Estados Unidos. Desde o ano 2000, nenhum de seus álbuns deixou de estrear em 1º lugar na Billboard 200, o que nos leva a… Taylor Swift x Eminem. “1989” ficou cinco semanas não-consecutivas no topo da parada em 2014 (só perdeu o nº1 em uma semana, por conta do lançamento de “Four” do One Direction). Não é uma aposta difícil dizer que “Reputation” talvez deixe o 1º lugar em sua segunda semana de vendas para dar lugar a Eminem com “Revival”. E mais: a partir da terceira semana do álbum dela, a disputa será constante. O fim de ano é a época mais aquecida para vendas de álbuns, por conta dos presentes de Natal. Será que os americanos vão querer mais o disco da Taylor ou do Eminem?
RETROSPECTIVA TAYLOR SWIFT – SEMANA DE LANÇAMENTO EUA
2010: Speak Now – 1,047 milhão (4x platina)
2012: Red – 1,21 milhão (4x platina)
2014: 1989 – 1,287 milhão (6x platina)
RETROSPECTIVA EMINEM – SEMANA DE LANÇAMENTO EUA
2009: Relapse – 608 mil cópias (2x platina)
2010: Recovery – 741 mil cópias (3x platina)
2013: The Marshall Mathers LP 2 – 791 mil cópias (4x platina)

Pouco se sabe sobre o álbum novo do Eminem, mas corre o boato de uma nova parceria com Rihanna, o que é sempre um trunfo para chamar a atenção. As músicas que o rapper e a cantora lançaram juntos sempre fizeram um sucesso estrondoso. Além disso, pelo tom da recente aparição do Eminem no BET Hip-Hop Awards, o disco promete polemizar (mais uma vez), com ataques ao governo. Na premiação, o rapper chamou Donald Trump de “mimado”, “avô racista”, “um kamikaze que provavelmente vai causar um holocausto nuclear”, “mesquinho” e disparou que o presidente “espera a merd* acontecer para pegar seu avião” e que “racismo é a única coisa na qual ele é fantástico”.

Comentários