Latino, Michel Teló e Arlindo Cruz têm músicas para Copa; veja lista

Antes mesmo de a Copa das Confederações terminar, já é fácil fazer uma compilação com novas canções sobre futebol e outras "brasilidades". Se o volume de músicas já é este agora, imagina na Copa (do Mundo).
Todos as faixas abaixo foram lançadas tendo - de certa forma - esses eventos esportivos como alvo.
Há regravações como "Aqui é o país do futebol", vinculada a Milton Nascimento e Elis Regina; e cantada por Ellen Oléria, vencedora do reality show "The Voice". Outro tipo de faixa é o das canções de comerciais, rótulo defendido desta vez por "Futeboleiro" e "Vem pra rua". A primeira é de Carlinhos Brown e Timbalada, e ganhou destaque ao ser tema da Globo na Copa das Confederações. A segunda tem a voz de Falcão, d'O Rappa, foi tema de uma campanha de carros, mas nos últimos dias passou a ser associada a protestos.
"O gigante", de Latino, fez o caminho inverso de "Vem pra rua": foi lançada como hino copeiro em 2012, mas vertida para canção de protesto pelo cantor. Músicas inéditas como "Imagina na copa" (com letra cheia de ironias e gracejos sobre alta dos preços), "Tatu bom de bola" e "Coisa de brasileiro" também são apostas para o clima de futebol que dominará o Brasil ainda mais de junho deste ano até junho de 2014, quando começa a Copa do Mundo por aqui.
Acostumados a fazer músicas com expressões da internet como "Tenso" e "As mina pira", desta vez Fernando & Sorocaba criam um refrão com uma frase que virou clichê para falar (com pessimismo) da copa no Brasil. Quem nunca ouviu ou disse um "Imagina na copa" que atire a primeira caxirola. Fernando & Sorocaba usam o clichê também para falar de pegação, claro. (Veja a letra e ouça "Imagina na Copa")
Após ser o responsável pela canção do Divino Futebol Clube, na novela "Avenida Brasil", Arlindo Cruz volta ao futebol com "Tatu bom de bola". A música é o tema oficial do mascote da Copa, o pequeno tatu colorido Fuleco. A faixa é a única da lista que está no disco oficial da Copa do Mundo, da Sony Music. (Veja a letra e ouça "Tatu bom de bola")
Michel Teló diz que canta "Coisa de brasileiro" não só pensando em Copas, mas na "irreverência" do brasileiro, fora e dentro do campo. A música mistura pagode baiano, reggae, sertanejo, forró. Está no DVD ao vivo "Sunset". Teló deve ao futebol: "Ai se eu te pego" ganhou o mundo ao ser dançada por Cristiano Ronaldo. (Veja letra e ouça "Coisa de brasileiro")
A vencedora do "The Voice Brasil", Ellen Oléria, e Carlinhos Brown são as vozes de "Aqui é o país do futebol", composta por Milton Nascimento e Fernando Brant. A faixa é do segundo CD solo da cantora brasiliense, primeiro após vitória no reality show. O disco sai em julho e a música é aposta declarada para embalar conquistas brasileiras em tempos de copas. (Veja letra e ouça "Aqui é o país do futebol")
Cantada por Claudia Leitte tendo a Copa de 2010 como alvo imediato, desta vez a versão de Carlinhos Brown e do Timbalada é a bola da vez. A canção (conhecida como "Faz um) está na vinheta da TV Globo sobre a Copa das Cofederações, com imagens de estádios, seleção e torcida. Não deu muita sorte na Copa anterior, mas agora pode ser diferente. (Veja letra e ouça "Aqui é o país do futebol")
A música cantada por Falcão, d'O Rappa, é da produtora S de Samba, com Simoninha e Jair Oliveira entre os fundadores. "Vem pra rua" foi composta por Henrique Ruiz Nicolau, de 30 anos. Foi lançada como tema de uma propaganda de marca de carro, voltada para a Copa das Confederações; virou tema dos protestos; mas é candidata a hit de Copa. (Veja a letra e ouça 'Vem pra rua')
"O gigante" fez o caminho inverso de "Vem pra rua". Foi anunciada por Latino como "a música da futura reforma política brasileira", nas palavras do cantor. A canção foi composta e gravada em 2011. Chegou a ser anunciada como tema para a Copa de 2014 e está no DVD "Live in Copabana", que chegou às lojas em 2012. (Veja a letra e ouça "O gigante")

Comentários