M.I.A. acusa Madonna, Beyoncé e Rihanna de roubarem seu trabalho

madonna-mia-superbowl-4
M.I.A. sente-se vítima de preconceito e exploração na indústria musical e da cultura pop. A rapper inglesa, que cresceu no Sri Lanka, deu uma entrevista à revista Q e falou que várias popstars roubam
seu trabalho descaradamente, e nem sequer a citam como uma referência. Isso a incomoda. “Não tenho problemas que Madonna ou Beyoncé ou Rihanna sejam ‘inspiradas’ por meu trabalho. Mas eu gostaria que elas dissessem ‘sim, essa imigrante chegou do nada e nos influenciou, então talvez nem todos eles sejam terríveis’. Elas nem sequer pensam assim. Elas pensam ‘sim, talvez ela ache tudo bem se eu roubar esse material. Ela deveria ficar agradecida por eu roubar’. Às vezes, você pensa: caramba, eu tenho contas a pagar, sabe?’”.
Em 2012, Madonna convidou M.I.A. para uma participação no single “Give Me All Your Luvin’” e a levou para seu show no intervalo do Super Bowl. A rapper, porém, se envolveu em uma polêmica ao mostrar o dedo do meio durante a apresentação – e Madonna também não apoiou…
A Rainha do Pop, no entanto, não é alvo das principais críticas de M.I.A. Na mesma entrevista, ela falou mais sobre Beyoncé. Na sua opinião, o caminho da americana para o estrelato foi realmente fácil. “Beyoncé vem de uma escola à la Michael Jackson, na qual a família constrói todo um mundo para te apoiar, desde sua infância. Eu nunca tive esse luxo”, aponta o dedo, “eu sou como pasto. Um modelo para popstars criarem mais conteúdo. Nós constantemente alimentamos o topo da pirâmide”.
Neste ano, M.I.A. também denunciou o VMA, a premiação da MTV americana, por racismo, sexismo e elitismo. Ela acredita que a falta de indicações para seu clipe “Borders” é muito reveladora. “’Borders’ veio representando as pessoas de fora dos Estados Unidos, mostrando o mundo. Esse é um exemplo perfeito das vozes ‘autorizadas’ em oposição às vozes excluídas, mesmo que você direcione isso. Não estou aqui por ego ou para prêmios, mas pensem antes de falar que outros artistas do mundo têm a mesma plataforma que os artistas dos Estados Unidos, porque eles não têm”, escreveu na época.

Comentários