Fãs acampados para ver Justin Bieber foram confundidos com usuários de crack e presos?

É verdade ou não é? Muita gente compartilhou, acreditando na veracidade, uma notícia que dizia “Confundidos com usuários de crack, fãs de Justin Bieber são presos no Rio”. A matéria, divulgada
pelo Diário Pernambucano, não procede. É uma brincadeira! Pouca gente se deu ao trabalho de avaliar o site – ou checar a informação em outros veículos – mas trata-se de uma página de humor, como o Sensacionalista. O Diário Pernambucano nem tentou enganar ninguém: no topo do site, vem escrito “falsiê, mas sem farsas”.
O problema é que, com Facebook, as pessoas sequer clicam para ler a matéria antes de sair compartilhando qualquer link como se fosse verdade – só pelo título. Disseminou.
Confira o texto fake:
Uma confusão se produziu ontem na Praça da Apoteose, no Sambódromo, onde fãs de Justin Bieber acampam cinco meses antes da execução do show que ocorrerá somente em 29 de março de 2017.
Equipes médicas estavam sendo apoiadas pela polícia no resgate de dependentes químicos que seriam levados e tratados na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ao cruzarem com os acampados, as equipes médicas e policias os conduziram coercitivamente, não acreditando na justificativa que aquilo se tratava de comportamento de fã. Após horas de quiproquó todos foram liberados, com a chegada de vários pais dos acampados.
“Estávamos seguindo ordens e aplicando a lei 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Ao passar em frente ao Sambódromo, apreendemos uma série de menores que julgamos precipitadamente ser usuários de crack. Pedimos perdão. Mas que pareciam, pareciam”, justificou o tenente Fúlvio Andrade.
O que há de verdade? Apenas o acampamento. De fato, fãs estão na fila para o show de Justin Bieber, que só acontecerá em março. Até lá, serão quase cinco meses esperando nos arredores do Sambódromo, com barracas e tudo mais. O grupo já passou o ENEM por lá e passará também Natal, Ano Novo e Carnaval (se a Liesa não retirá-los).

Comentários